Quem somos?

Quem somos?
Nosso grupo da faculdade!

sábado, 16 de março de 2013

AULA 3 - 08/03/13: A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS



Evolução das Organizações e Recursos Humanos



Humanos é uma atividade tão antiga quanto o homem e seus agrupamentos, desde os estágios rudimentares da coleta de frutas, caça, pesca, agricultura e criação de animais. Desta forma, esteve sempre presente, como atividade auxiliar da organização e direção de trabalho grupal.

Com a Revolução Industrial (século XVIII) surge o aparecimento do Capitalismo industrial, destacando que, Recursos Humanos passou a ter, também, marcante presença no mundo empresarial privado.

Outro aspecto importante que surgiu, com particular presença, no mundo organizacional após a revolução industrial foi a implementação crescente da divisão do trabalho. A caricatura dessa divisão do trabalho vem a ser destacada por uma minoria “ pensante “ e uma maioria “ executante “, na quase totalidade das organizações públicas ou privadas. Ou seja, profunda fenda entre o planejamento, estruturação, direção da organização e a sua massa executante.

No começo do século passado nota-se o surgimento de análises críticas às características da estrutura e do comportamento organizacionais que insistiam os seguintes aspectos:


- Hierarquia (chefe) – autoritarismo (fenda)

- Burocracia e tecnocracia (técnica / mandar)

- Comando Enérgico – autoritarismo / autonomia

- Distribuição de trabalho – alienação / injustiça



Nos anos de 1856-1915, Recursos Humanos utilizou predominantemente as abordagens desenvolvidas por F. Taylor. Este americano foi o arauto da operacionalização dos princípios do racionalismo exacerbado, defendido pelas teorias tecnicistas do capitalismo tecnológico e pelas teorias do socialismo científico. Por volta de 1920 começou a ocorrer a influência das ciências sociais, naquela época estavam pesadamente influenciadas pelo “ Cienificismo “ herdado pelo desenvolvimento técnico tão poderoso, desde a Revolução Industrial, e pela filosofia positivista destacadas em atividades grupais e individuais.

Na década de 1950 surge as teorias da Humanização com sua tendência a democratizar, destacando os princípios libertários que são: Motivacionais, Organizacionais e Liderança.




ESTRATÉGIA UNIVERSAL DOS RECURSOS HUMANOS



Intencionalidade: Aumento da democratização respeito à singularidade humana.


Resultados previstos: Selecionar, Liderar, Treinar, Desenvolver.


Recursos: Motivar e Desenvolver as habilidades do grupo.
  • Estratégia Universal de Recursos Humanos


AUTONOMIA – CONTROLE – AUTOREALIZAÇÃO – AUTODESENVOLVIMENTO PESSOAL
  • Estratégias Operacionais dos Recursos Humanos

EDUCAÇÃO / ASSESSORAMENTO  <  > MOTIVAÇÃO E SINERGIA DAS PESSOAS



 Desenvolvendo: Serviços de recrutamento e seleção de pessoal, administração de salários e benefícios, avaliações e treinamento de desempenho para aperfeiçoamento profissional dos membros.

Nos dias de hoje, o perfil do RH visa também atividades de Controle de pagamento e registros, acompanha a Organização sindical, interpreta e contribui para a educação dos dirigentes da organização quanto ao movimento trabalhista destacando a liberdade e a responsabilidade.


HUMANIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO ORGANIZACIONAL

Quando, em Recursos Humanos se fala em democratização da organização, se está falando na criação de um clima formal e informal que permita aos indivíduos e grupos de profissionais à disputa do poder utilizando ações significativas de negociação, diálogo, participação nas decisões.

Democratização ocorre com o aumento da participação dos membros nos processos decisórios de planejamento e controle inibindo as  coerções ideológicas reduzindo as políticas hierarquizantes, burocráticas e tecnocráticas.


OPERACIONALIZANDO A DEMOCRATIZAÇÃO ORGANIZACIONAL



As teorias do Comportamento Organizacional no trabalho ou Teoria dos Recursos Humanos apresentam as seguintes condições:

 

- Democratização do poder

- Autonomia e Autocontrole

- Flexibilidade e criatividade

- Autodesenvolvimento

- Trabalho em equipe

- Informação rica / relevante aos membros

- Comunicação real e profunda entre pessoas,             grupos setores,   competência interpessoal e intragrupal.




TEORIAS MODERNAS DOS RECURSOS HUMANOS


Teoria de McGregor

A teoria X e Y. Ao desenvolver a teoria X e Y McGregor deu uma contribuição realmente pioneira. O autor denúncia às restrições antidemocráticas das organizações. A convicção X sustenta que as pessoas são intrinsecamente sem motivação, o trabalho é desagradável.

Já a convicção Y manifesta a crença de que a atividade no trabalho apresenta Clima estimulante, o Trabalho pode ser agradável (lazer) e Requer condições favoráveis para o exercício.



Outra teoria, que embora fosse de início uma teoria motivacional, de cunho geral acabou tendo sua divulgação e aplicação mais enfática quando voltada ao mundo das organizações de trabalho, é a teoria das hierarquias de necessidade, elaborada pelo psicólogo americano A. Maslow pontuava os seguintes aspectos para o desenvolvimento das organizações.



1. Fisiológicas – alimento, vestuário, habitação

2. Segurança – assistência médica e aposentadoria

3. Participação social – c/ grupos sociais

4. Prestígio e respeito – no social

5. Autorealização – emocional, intelectual e espiritual

  

Para o bom entendimento do que Maslow queria significar como auto - realização será útil conhecermos a teoria das recompensas intrínsecas e extrínseca de McGregor. Essas recompensas afetam de forma contundente as possibilidades de satisfação, ou não, das necessidade das pessoas, sendo desta forma, fatores fundamentais para promoções, elogios e principalmente para estreita vinculação com o grupo.



Teoria de F. Herzberg – Teoria de motivação e higiene, possivelmente uma das mais testadas no campo do Comportamento Organizacional no trabalho.


Medidas:

- Sanitárias

- Preventivas

- Segurança


Para H. Laborit a teoria da Informação Especializada e Generalizada é aquela que permitirá aos membros de uma organização tomar parte nas decisões e controle utilizando a Comunicação Técnica e a Comunicação Democrática. Propõe em sua teoria princípios humanistas desenvolvidos baseados nos fatores motivacionais de auto - satisfação e sinergia efetiva através de programas de democratização e humanização que se distingue em dois tipos de informações:



Informação especializada: que são os procedimentos técnicos que sintonização os membros do grupo nos fatos e situações importantes para organização.

  Informação generalizada: visa desenvolve o desempenho global da organização ampliando as informações do mundo social.

As principais características desta teoria apresentam uma metodologia moderna ilustrada pela política e democratização oferencendo uma estrutura dinâmica política relevante para as relações formais e informas da organização gerando transformação social. Conduzindo o grupo através de uma administração objetiva focar no compromisso participativo grupal e individual no plano de trabalho estabelecido.



Humanizar – Criar clima propício (diálogo, planejamento, autonomia e autogestão) para que pessoas e grupos estejam motivados e em desenvolvimento.

3 comentários:

  1. Vejo que colocaram enfatizaram os pontos fundamentais do livro de Toledo. Muito bom.
    No entanto, como é um blog, a linguagem deve ser como uma conversa, um diálogo, isto é, expondo o que consideraram de fundamental discutido na aula, como fizeram no primeiro texto apresentado que corrigi.

    Inclusive, para o leitor, o texto longo se torna cansativo e não chama atenção. Portanto, use suas considerações de forma espontânea.

    Não precisa alterar este, mas os demais, sejam mais vocês, usando a linguagem de vocês. Pois, a produção deve ser de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Professora!

    Ficamos com um pouco de receio, pois o assunto foi bem extenso. Por isso essa postagem ficou bem teórica mesmo!

    Vamos melhorando...

    Abraços,
    Mariana, Silvânia, Katia, Maria dos Remédios e Osinira Sávia.

    ResponderExcluir
  3. Mariana, Silvânia, Katia, Maria dos Remédios e Osinira Sávia,vejo que estão se dedicando na disciplina, pois, estão preocupadas nas postagens, isto revela responsabilidade.

    `Parabéns!!!

    ResponderExcluir