Quem somos?

Quem somos?
Nosso grupo da faculdade!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Aula 2: 01/03/2013 - Tema: SISTEMA ORGANIZACIONAL



As empresas ao longo dos anos passaram por diversas mudanças no sistema organizacional a princípio caracterizada por uma estrutura hierarquizada dominada pelo poder elitista principalmente pelos regimes econômicos e políticos que apresentavam um sistema organizacional autoritário com uma intensa capacidade técnica consequente da Revolução Industrial. Atualmente o sistema organizacional continua a sofrer alterações apresentando ambientes cada vez mais competitivos provocados pela globalização, tendências sociais e tecnológicas. O sistema organizacional é um forte determinante motivacional por que desempenha ações que constrói novos conhecimentos de forma individual e coletiva, na medida em que propõe práticas e procedimentos que adornem as estratégias operacionais visando o bom andamento de todo sistema organizacional. 
O sistema organizacional está ligado direto ou indiretamente a um objetivo geral e se relacionam entre si de forma sistemática. Assim como temos o sistema digestivo onde todos os órgãos tem sua função de obter os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo e enfim realizar a digestão, assim funciona o sistema organizacional de uma empresa, onde todos os setores/funcionários trabalham em conjunto, ou seja, estão inter-relacionados para chegar ao objetivo maior do segmento da empresa.

O profissional do Recurso Humano inserido no sistema, necessita conhecer de fato como o sistema funciona, numa pespectiva de entender o todo e cada parte individual, e não só de seu setor. Isto é, conhecer cada departamento, cada função, pessoas que fazem parte do sistema, entender seu funcionamento interno (na empresa ou na escola, ou instituição de ensino). E, também compreender os elementos que perpassam externamente, isto é, os supersistemas ligados ao seu sistema. 

2 comentários:

  1. Meninas, primeiramente quero parabenizá-las pela criação do blog, pela criatividade em inserirem uma apresentação, por colocarem as fotos de vocês, e por terem sido as primeiras a apresentarem o blog criado e com o registro de nossa segunda aula (visto que a primeira foi o contrato didático, quando apresentamos a disciplina, dividimos os seminários a serem trabalhados, etc.). Muito bem mesmo!!!

    Nossa expectativa que todos componentes do grupo participem da produção do mesmo, e que o trabalho com este blog se torne empolgante para vocês, sabendo que neste empreendimento crescerão culturalmente. Parabéns!!!

    Quanto a síntese, foram bem coerentes as argumentações registradas.
    No entanto, devem fazer uma correçãozinha no último parágrafo. Isto é, ao citarem que "O profissional em Recursos Humanos pode desenvolver esse tipo de sistema, como também acompanhá-lo". Diga-se que: o profissional do Recurso Humano inserido no sistema, necessita conhecer de fato como o sistema funciona, numa pespectiva de entender o todo e cada parte individual, e não só de seu setor. Isto é, conhecer cada departamento, cada função, pessoas que fazem parte do sistema, entender seu funcionamento interno (na empresa ou na escola, ou instituição de ensino). E, também compreender os elementos que perpassam os elementos externos, isto é, os supersistemas ligados ao seu sistema.

    Caso ainda não tenham compreendido, me responda que orientarei novamente.

    Um grande abraço e, parabéns!!!
    Renilze Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Correto!!!
    Confirmada a correção.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir