Quem somos?

Quem somos?
Nosso grupo da faculdade!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Aula 4 - 15/03/2013: QUAL A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PERFIL DO TRABALHADOR?



A cada dia que passa, deparamo-nos com uma diversidade muito grande de situações, que, na maioria das vezes, é fruto da economia globalizada em que vivemos, onde a exigência de atualização e reciclagem das informações é cada vez mais necessária. Hoje, algumas atividades chegaram a tal ponto que máquinas estão substituindo o homem e com isso as empresas estão exigindo cada vez mais de seus funcionários em busca de melhoria da qualidade, exigindo novas qualificações profissionais, a multifuncionalidade, desempenho do serviço com maior precisão e perfeição, e o objetivo de trazer o retorno esperado, o lucro. Entende-se que um trabalho harmonioso de uma equipe é importante (há pouco investimento por parte das empresas em capacitar), apoiar os empregados, ouvir suas necessidades e sugestões, reforçar a importância do trabalho individual e em equipe.
A concepção de formação continuada desenvolvida exclusivamente no próprio local de trabalho, ao mesmo tempo em que toma o trabalho concreto como categoria de análise, provoca a redução nas análises mais amplas e críticas desse trabalho em suas relações com a sociedade. A formação continuada que traz em si imensas positividades de significação do trabalho e de novas formas, ficou reduzida a programas de treinamento voltados principalmente para os aspectos técnicos e metodológicos.
A relação entre produção e qualificação situa em três momentos históricos. Começando pelo trabalho artesanal, onde a aprendizagem e a qualificação profissional eram adquiridas em longos anos e abrangia todas as etapas da produção, passa também pela manufatura, fase em que o trabalho foi decomposto, mutilando o saber operário na sua ação, levando este a desqualificação e, termina por analisar a indústria moderna quando surge então a possibilidade do trabalhador ser requalificado para assumir os novos postos de trabalho.
É fundamental que os programas de treinamento de qualificação profissional estejam voltados para a valorização pessoal de cada trabalhador, para a equipe na qual ele se enquadre, favorecendo o equilíbrio entre o trabalho e o relacionamento, ajudando a aperfeiçoar os resultados. Uma equipe de trabalhadores que não apresente bons relacionamentos sem dúvida não apresenta bons resultados. É preciso um clima de respeito e apoio mútuo.
Desta forma é importante que o trabalhador sinta a participação do empresário e a confiança que dele deva receber. Ser reconhecido pelos colegas, gerentes e chefes imediatos, interagir suas ideias e incentivar o hábito da criatividade individual e conjunta com os demais funcionários é ter a alegria do crescimento pessoal, experimentar a satisfação de ser competente para utilizar ao máximo suas próprias aptidões, ter autoconfiança e usar sua inteligência.
As pessoas sendo tratadas como simples máquinas e valorizadas apenas pelo que produz individualmente, sem dúvida o trabalho torna-se desestimulante e insatisfatório, deixando de atingir os objetivos da empresa e de si próprio.

2 comentários:

  1. Que bom que estão escrevendo de modo mais objetivo.
    No entanto, vamos refletir um pouco: pontuaram o aspecto do mundo globalizado que requer um novo perfil de trabalhador, mesmo com a individualidade das empresas, mas se exige diferencial e o trabalho de equipe promoverá é fundamental para se ter um trabalho mais estruturado e rico.

    Também destacaram sobre a capacitação, mas hoje os programas de treinamentos não se limitam mais aos aspectos técnicos e metodológicos, pois, se estende, inclusive para a formação humana. Concordam? E, esta relação não só se detém aos pares, mas também com os superiores, logo, uma nova relação que aponta para a valorização do homem.

    Vamos continuar nesta processo de ampliar o diálogo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professora! Que bom que a senhora está gostando.

    Abraços

    Sávia, Memé, Sil, Katia e Mari.

    ResponderExcluir