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quarta-feira, 27 de março de 2013

AULA 05 - 22/03/13: GESTÃO PARTICIPATIVA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO



Gestão Participativa e Planejamento Estratégico


A Gestão Participativa é uma técnica organizacional que valoriza a participação dos colaboradores de forma integrada nas resoluções dos problemas que surgem para que possibilitem uma melhoria e adequação as necessidades no ambiente de trabalho, contribuindo de forma mais diretiva para que cheguem ao denominador comum, como também atendendo as expectativas laborais. A Gestão Participativa inclui melhorias nos ambientes onde colaboradores fiquem a vontade para fazer sugestões/reclamações definindo como: metas, objetivos e resolução de conflitos, assumindo situações diferentes, embora esteja sempre orientado para execução dos mesmos objetivos.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O controle é visto como o conjunto de possibilidades que a organização dispõe para conciliar os objetivos individuais com os objetivos organizacionais.
O Planejamento Estratégico que conduz as três etapas do processo estão da seguinte forma: No primeiro momento, a metodologia utilizada proporciona a participação de todos os colaboradores, que ajudaram a estruturar a missão, visão de futuro, pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, objetivando uma análise do ambiente interno e externo, que irá compor a empresa. No segundo momento, condições organizacionais promovem um ambiente mais favorável para os exercícios laborais, criando políticas de flexibilização hierárquica a fim de minimizar gestões autocráticas. Por fim no terceiro momento, visando uma supervisão sobre as gestões mais ostensivas, proporciona o clima organizacional mais favorável e humanizado.
Todo o direcionamento da instituição e as metas que devem ser alcançadas onde o conhecimento de todos os colaboradores será exigido. O Planejamento Estratégico é fundamental para atingir os objetivos institucionais, com a oportunidade ainda de monitoramento das ações e melhor atuação dos seus colaboradores.

3 comentários:

  1. Sim de fato pensar em gestão participativa é oportunizar um processo organizacional em que haja a ação colaborativa e cooperativa na condução das atividades.

    Como vocês citaram, o pensamento de Silveira (2009): "Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas"(1).

    E neste processo, o que cita Pereira (2006): "O controle é visto como o conjunto de possibilidades que a organização dispõe para conciliar os objetivos individuais com os objetivos organizacionais"(2)
    Logo, o gestor deve dar oportunidade para participação efetiva, para que seu funcionário possa de fato participar e crescer neste processo.

    Renilze Ferreira

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  2. Obrigada pelo comentário Professora!!

    Mais uma vez contribuindo para nossos conhecimentos.

    Abraços

    Katia, Sil, Mari, Memé e Sávia.

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  3. Que bom que estão ativas!!!
    Estão de fato integradas neste processo virtual, revelando que estão atualizadas e em busca de crescimento.

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