Gestão Participativa e Planejamento Estratégico
A Gestão Participativa é uma técnica organizacional
que valoriza a participação dos colaboradores de forma integrada nas resoluções
dos problemas que surgem para que possibilitem uma melhoria e adequação as necessidades
no ambiente de trabalho, contribuindo de forma mais diretiva para que cheguem
ao denominador comum, como também atendendo as expectativas laborais. A Gestão
Participativa inclui melhorias nos ambientes onde colaboradores fiquem a
vontade para fazer sugestões/reclamações definindo como: metas, objetivos e
resolução de conflitos, assumindo situações diferentes, embora esteja sempre
orientado para execução dos mesmos objetivos.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas,
participativas, interdependentes e integradas. O controle é visto como o
conjunto de possibilidades que a organização dispõe para conciliar os objetivos
individuais com os objetivos organizacionais.
O Planejamento Estratégico que conduz as três
etapas do processo estão da seguinte forma: No primeiro momento, a metodologia
utilizada proporciona a participação de todos os colaboradores, que ajudaram a
estruturar a missão, visão de futuro, pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, objetivando uma análise do
ambiente interno e externo, que irá compor a empresa. No segundo momento, condições organizacionais promovem um ambiente mais
favorável para os exercícios laborais, criando políticas de flexibilização
hierárquica a fim de minimizar gestões autocráticas. Por fim no terceiro
momento, visando uma supervisão sobre as gestões mais ostensivas, proporciona o
clima organizacional mais favorável e humanizado.
Todo o direcionamento da instituição e as metas que
devem ser alcançadas onde o conhecimento de todos os colaboradores será
exigido. O Planejamento Estratégico é fundamental para atingir os objetivos
institucionais, com a oportunidade ainda de monitoramento das ações e melhor
atuação dos seus colaboradores.
Sim de fato pensar em gestão participativa é oportunizar um processo organizacional em que haja a ação colaborativa e cooperativa na condução das atividades.
ResponderExcluirComo vocês citaram, o pensamento de Silveira (2009): "Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas"(1).
E neste processo, o que cita Pereira (2006): "O controle é visto como o conjunto de possibilidades que a organização dispõe para conciliar os objetivos individuais com os objetivos organizacionais"(2)
Logo, o gestor deve dar oportunidade para participação efetiva, para que seu funcionário possa de fato participar e crescer neste processo.
Renilze Ferreira
Obrigada pelo comentário Professora!!
ResponderExcluirMais uma vez contribuindo para nossos conhecimentos.
Abraços
Katia, Sil, Mari, Memé e Sávia.
Que bom que estão ativas!!!
ResponderExcluirEstão de fato integradas neste processo virtual, revelando que estão atualizadas e em busca de crescimento.